Ícone do site Escritório de advocacia no Centro de São Paulo

STJ retoma exigência de CPF válido para ter acesso ao auxílio emergencial

Stj Retoma Exigencia Post Escritório De Advocacia Em São Paulo Sp | Macedo Advocacia Contabilidade Notícias E Artigos Contábeis - Escritório de advocacia no Centro de São Paulo

O ministro João Otávio de Noronha entendeu que a mudança traria atrasos na concessão do benefício

O ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, suspendeu, nesta segunda-feira, a decisão que derrubou a exigência de CPF válido para recebimento do auxílio emergencial de R$ 600.

O ministro atendeu a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) que recorreu de uma decisão da semana passada quando o juiz federal Ilan Presser determinou a suspensão desse requisito e deu prazo de 48 horas para que a Caixa Econômica Federal e a Receita Federal tomassem providências.

Na ação, a AGU sustenta que a exigência de CPF válido tem amparo legal e faz parte das normas do sistema financeiro. Além disso, a medida ajuda a evitar fraudes.

O ministro entendeu que a retirada da exigência faria com que o sistema usado para o cadastro tivesse que ser alterado, “o que implicaria atraso inevitável no processamento de pedidos futuros e na análise daqueles ainda não apreciados”.

Dessa maneira, Noronha afirmou que esse atraso acarretará em “consequências desastrosas” para a economia e a população.

“Está demonstrada, portanto, a grave lesão à ordem e à economia públicas decorrente da possibilidade de atraso no pagamento do auxílio emergencial instituído para fazer frente aos efeitos devastadores da atual pandemia, tendo sido comprovada nos autos, por outro lado, a adoção das medidas necessárias a evitar a aglomeração de pessoas em postos da Receita Federal do Brasil” – diz a decisão.

Fonte: O Globo

Classifique nosso post post
Sair da versão mobile